| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
krafael Doutor no assunto

![]()
|
Enviada: 11 Jan 2012 10:08 Assunto: Cluster Ativo/Ativo |
|
|
Fala galera,
to com uma duvida:
tenho no meu ambiente um cluster de dois nós ativo/passivo. Gostaria de saber se consigo transformá-lo em ativo/ativo, onde cada nó responda por algumas bases de dados, ex:
nó A: base a , base b , base c
nó B: base d , base e
e o principal, como fazer isto?
para assim conseguir balancear os acessos do meu servidor ( que está no talo).
att.
Kleber. |
|
|
 |
marindows Usuário

Registrado em: Sep 12, 2006 Mensagens: 55 Localização: Brasilia/DF
|
Enviada: 11 Jan 2012 13:23 Assunto: |
|
|
Ola..
Aonde eu trabalho, estamos montando um ambiente dessa mesma forma, para dividir as bases em dois nós.
Tem como, no caso conceitualmente, você deverá instalar um Nó e Adicionar outro.
Eu aprendi fazendo usando a opção Preparation e depois Complation, no menu de instalação do SQL Server 2008 R2 (Advanced).
Já fiz uma vez para teste e funcionou. Estou deparando com outros erros agora que tive que refazer para colocar em ambiente de produção. Mas a idéia é essa.
Assim que conseguir posto aqui.
Lembrando que quando for executar o Praparation e o Completion o Quorun deverá estar setando no nó da instalação.
Os discos deverão ser distintos para cada Nó.
Att. |
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 11 Jan 2012 16:05 Assunto: |
|
|
falae,
alguma documentação que você tenha usado?
[]'s
Kleber. |
|
|
 |
marindows Usuário

|
Enviada: 11 Jan 2012 16:07 Assunto: |
|
|
Krafael,
Como tive alguns problemas, apenas printei as telas quando fiz a instalação para teste.
Quando fechar e aviso...
Estou suspeitando da inclusão do Analysis Server no cluster durante a instalação.
Dá pra aguardar até amanhã pra eu te dizer?
Att. |
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 12 Jan 2012 08:35 Assunto: |
|
|
falae meu,
claro que sim...
obrigado.
Kleber. |
|
|
 |
marindows Usuário

|
Enviada: 12 Jan 2012 15:32 Assunto: |
|
|
Krafael.
é o seguinte:
Eu aprendi com o pessoal da consultoria fazer o Ativo/Passivo Cruzado fazendo a instalação pelo Preparation e Completion que estão no Advaced do Install do SQL Server.
Deverá ser executado o Preparation(Advanced-->Advanced cluster Preparaion) primeiro. Ele irá instalar as features do SQL Server na sua máquina, criar a instancia, serviços etc. O Reporting não é clusterizado.
Depois o rode o Completion(Advanced --> Advanced cluster completion) irá instalar toda parte do cluster SQL Server (o quorun deverá estar setado neste servidor). Ou seja, criar o cluster na rede, atribuir o ip, criar a instancia, apontar o DATA, LOG e TempDB nos discos que você irá selecionar para atender a necessidade.(o quorun deverá estar setado neste servidor)
Feito isso você verá que foi criado no seu Cluster do Windows um Service, onde você terá os discos, e serviços (SQL Engine, SQL Agent, Analysis).
Após isso vá ao outro nó e Adicione o Nó(Installation -->Add node to a SQL SERVER failover cluster)
Exemplificando:
Construindo o primeiro Ativo-->Passivo
Server A : Preparation, Completion
Server B: Add node...
Construindo o segundo Ativo-->Passivo
Server B : Preparation, Completion
Server A: Add node...
Dessa forma você terá dois servidores Ativos, com as bases divididas entre eles, e ambos também preparados para assumir todo o serviço no caso de um failover.
ps: separe em discos distintos o TempDB,DATA, Log.
ps: crie um NDF do TempDB para cada processador(ou core) que seu servidor possuir. Ajuda na performance. Isso depois que seu Cluster estiver pronto.
Espero ter ajudado.
 |
|
|
 |
marindows Usuário

|
Enviada: 12 Jan 2012 16:38 Assunto: |
|
|
Outra dica de usuarios.
é importante que os usuarios setados para startar os serviços(Engine, Agent, Analyisis) seja administador da maquina. Do contrário o serviço do Analysis dá pau... não starta... |
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 13 Jan 2012 09:27 Assunto: |
|
|
beleza!
obrigado pelas dicas...
abcs,